Uma parte fundamental de toda empresa é o seu quadro de colaboradores; com o aumento cada vez mais do Turnover que é a entrada e saída dos funcionários de uma organização, esta conta nem sempre fecha, no positivo para ambas partes.
Também como conflitos internos, falhas na comunicação, questões de perfil comportamental, falta de não obter resultados esperados. Propostas de outras organizações mais vantajosas, E outro ponto que pode levar a falta de plano de carreira.
É importante lembrar que um profissional pode levar até 2 anos para estar totalmente inserido na companhia e realizar seu trabalho sem qualquer dúvida.
Sendo que é mais barato reter funcionários do que contratar novos, E que as pessoas não queiram desfrutar de uma empresa que não consegue nem manter trabalhador por muito tempo. Vem a importância de entender sobre rotatividade.
“Turnover = rotatividade de pessoas”
Tipos de turnover?
Porém os funcionários deixem as organizações por vários motivos, e não somente por insatisfação.
Vários exemplos representam a rotatividade, mas nem todos têm as mesmas implicações organizacionais.
A rotatividade voluntária quando colaborador desiste do seu contrato, por está sendo contratado por outra organização ou por estudos, uma vez que na função e horários fica impossível de obter mais conhecimento.
O involuntário é a demissão do funcionário a um desempenho ruim ou mesmo má conduta de sua parte.
O turnover disfuncional é prejudicial à organização e pode assumir várias formas, incluindo a saída de funcionários com habilidades difíceis de substituir e geram altos custos de reposição.
Também, em contrapartida, acaba tendo um impacto menor, uma vez que são funcionários de baixo desempenho cujos talentos são fáceis de substituir.
Tipos de turnover?
Para esse cálculo, é preciso ter todos os dados de entradas e saídas de empregados da organização.
Soma dos colaboradores admitidos com os demitidos, dividido o resultado por 2. Depois, multiplica-se por 100 e divide-se pela quantidade total de colaboradores da empresa.
Uma vez esses números somados e divididos por dois. Além disso, o resultado deve ser dividido pela quantidade de trabalhadores da organização.
Taxa geral de retenção
A taxa geral de retenção pode dar ótimos insights, a satisfação da equipe e da empresa como todo.
Taxa geral de rotatividade
Justamente o oposto da taxa de retenção e também é um forte indicador da satisfação dos colaboradores. Quanto menos a taxa, mais você saberá que está no caminho certo!
Rotatividade voluntária
Sempre o colaborador solicita seu desligamento da empresa. Interessante olhar a porcentagem da rotatividade voluntária dentro das demissões no período, de modo a entender melhor as condições internas da empresa.
O RH pode adotar como estratégia fazer entrevistas de desligamento para entender o motivo da demissão.
Rotatividade involuntária
É um ótimo termômetro de saber quais são os problemas internos ou falhas no processo. A rotatividade involuntária ocorre quando o colaborador é forçado a sair da empresa, geralmente devido ao desempenho baixo.
Rotatividade involuntária
É um ótimo termômetro de saber quais são os problemas internos ou falhas no processo. A rotatividade involuntária ocorre quando o colaborador é forçado a sair da empresa, geralmente devido ao desempenho baixo.
O que é um alto índice de rotatividade?
As fórmulas acima citadas vão trazer números que devem interpretar de acordo com a realidade da empresa. Nesse sentido uma taxa muito baixa pode ser positiva para a empresa.
Uma vez colaboradores com pouco ânimo, proatividade e resultados baixos é a hora certa de ir ao encontro de novos talentos.
O que é um alto índice de rotatividade?
As fórmulas acima citadas vão trazer números que devem interpretar de acordo com a realidade da empresa. Nesse sentido uma taxa muito baixa pode ser positiva para a empresa.
Uma vez colaboradores com pouco ânimo, proatividade e resultados baixos é a hora certa de ir ao encontro de novos talentos.
O que causa um alto índice de rotatividade?
- Falta de feedback, quando gestores não têm esse cuidado, ou pior faz cobranças sem nenhum critério, ou não deixa claro quais são as expectativas, é natural que os colaboradores fiquem desanimados e realizam suas tarefas sem nenhum zelo.
- A falta de um plano de carreira, isso levará o colaborador a uma repetição de suas tarefas, sem um objetivo maior, seu salário ficará sempre com valor mediano, levando o funcionário a se desmotivar acabando a não realizar corretamente as obrigações, muitas vezes buscando novas oportunidades.
- Ambiente hostil, um local de trabalho amigável confortável traz qualidade de vida aos funcionários, quando o indivíduo se sente oprimido, acuado, ou humilhado, naturalmente a demissão em pouco tempo. Em alguns casos a situação fica insustentável e ele decide sair, alguns podem levar a problemas mentais, levando a depressão, ansiedade.
- Liderança ruim, os líderes têm uma parte muito grande no aumento turnover de uma empresa. Líderes com muita prepotência costuma não ter bons resultados, causando maus tratos e desrespeito pela parte dos gestores.
Melhores dicas para reduzir o turnover
Com ambiente atraente, e reconhecimento por cada tarefa bem executada, buscando ter sempre feedback entre uma execução e outra, tendo isto fica mais fácil para montar plano de carreira.
Com treinamentos, a empresa terá sempre colaborado sempre atualizado e satisfeito pelo crescimento de sua carreira e currículo.
Política de benefícios, análise da média do quanto está sendo oferecido de salário no mercado, com profissionais cada vez com mais talento as empresas concorrentes ficam observando e desejando um funcionário com mais capacidade, horários de trabalho mais flexíveis e uma forma de reter mais o colaborador na organização.
Incentive a liderança, por último, é importante estimular o líder para trazer mais comprometimento, normalmente os colaboradores se espelham no chefe quando este consegue ter bons exemplos.