Movimento surgiu num fórum “online” e atraiu milhares de chineses cansados dos maus salários, dos horários de trabalho prolongados e do elevado custo de vida.
Quando as empresas começaram a demitir funcionários devido à pandemia, colaboradores passaram a trabalhar de 60 a 70 horas por semana. Com isso, muitos cidadãos chineses pediram demissão ou reduziram seus compromissos de trabalho nos últimos dois anos.
Surgiu então a ideia de “ficar deitado”, ou “tang ping” em chinês, significa fazer uma pausa no trabalho incansável.
O movimento tang ping decolou em 2021, pois, muitos chineses sentiram que estavam sob crescente pressão para sempre trabalhar mais e superar seus semelhantes.
O estilo de vida tang ping!
Com a necessidade de se desenvolver, a China precisa que sua mão de obra trabalhe intensamente. Com essa pressão, principalmente sobre os jovens.
É com essa pergunta em mente que cada vez mais jovens e adultos na China estão adotando a ideia do “tang ping” (ou “ficar deitado”), que significa fazer uma pausa após anos de trabalho incansável.
O estilo de vida Tang Ping inclui não se casar, não ter filhos, não comprar uma casa ou um carro e não aceitar trabalhar horas, extras. Há no país quem trabalhe na chamada “cultura 996”, que é uma carga horária de 9h às 21h, 6 dias por semana, totalizando 72 horas.
Essa mudança cultural é relevante para o país, uma vez que impacta na força de trabalho da nação. Entre os anos de 1970 até 2013, a China vigorava com a política do filho único, para diminuir o crescimento populacional.
A antiga política chinesa do filho único fez com que muitos jovens profissionais crescessem sem irmãos ou irmãs, e isso aumentou o sentimento de tensão de muitas pessoas.
Os valores tradicionais de comprar uma casa e ter filhos ainda são muito importantes na China.
No entanto, muitas pessoas em seus 20 e 30 anos se preocupam que nunca poderão realizar essas coisas.
A Cultura do trabalho!
Segundo o engenheiro de “software” Jeff, ‘não tinha mais círculo social’ ele largou o emprego e não quis trabalhar por um tempo.
O pano de fundo para essa tendência é a redução do mercado de trabalho na pandemia, o que significa que os jovens ficaram sob pressão para trabalhar muito mais horas e estão esgotados.
A China já tem uma forte cultura de trabalho 996, em que as pessoas trabalham das 9h às 21h, seis dias por semana.
Nas redes sociais, chineses que já adotaram a filosofia “tang Ping” dizem que não querem voltar a ser como eram antes e que agora têm confiança para levar uma vida mais lenta.
Segundo a doutora, “Lauren Johnston”, pesquisadora associada do instituto da China da Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, diz que a situação na China tem diferentes causas.
Em primeiro lugar, há jovens migrantes rurais em Pequim ou Xangai, que agora percebem “o quanto estão atrasados, em ganhar dinheiro suficiente para comprar uma casa ou competir com os adolescentes da cidade que cresceram falando inglês e vestindo sofisticadas”.
Por outro lado, há os filhos de pais mais ricos e bem-sucedidos que não estão “tão famintos quanto os super dedicados ao sucesso das famílias mais pobres”.
Quanto a Jeff, após pressão dos pais, ele finalmente conseguiu outro emprego, mas diz que é um trabalho muito menos exigente.
Ele ganha metade do que ganhava antes, mas diz que tem muito mais flexibilidade e planeja ficar nele por enquanto.