Em vez de salário e benefícios, alguns profissionais estão em busca de um projeto de vida. Essa tendência tem sido observada principalmente entre os mais jovens, que sonham com um estilo profissional baseado em suas próprias crenças e valores.
Segundo a pesquisa realizada pelo Think Google, 85% dos profissionais da Geração Z, aqueles nascidos entre 1995 e 2010, estão dispostos a doar parte do seu tempo para alguma causa. Contudo, vale destacar que essa não é a realidade da maioria.
Visto que, as informações do próprio portal Think With Google, pode ser definido como:
“Uma fonte de informação para tudo, de insights macro a números {...}. Você encontra os dados que analisamos e as tendências que observamos, além de visões para o futuro e os bastidores das principais campanhas digitais para todas as indústrias, plataformas e públicos”.
É fato que, com o advento da informação, as pessoas se tornaram mais criteriosas, buscando trabalhar em empresas cujos valores e propósitos compactuam. Entretanto, essa possibilidade ainda é restrita às grandes cidades e às áreas onde a oferta de vagas é maior que a de profissionais para ocupá-las, como é o caso da tecnologia.
Na maior parte do país, o que ainda se vê é a busca por uma remuneração capaz de proporcionar conforto e bem-estar ao trabalhador e sua família. O propósito vem, na maioria das vezes, em segundo lugar, junto dele, a oportunidade de trabalhar em um projeto no qual se acredita e oferece uma possibilidade de crescimento profissional.
Somando a isso, os profissionais também buscam flexibilidade para conciliar atividade profissional e pessoal, bem como a estabilidade na empresa, onde seja estabelecida uma relação duradoura. O status que determinada empresa ou cargo pode oferecer, também conta. Satisfazer o próprio ego é importante para muitos.
Entre os critérios determinantes, a liderança ainda possui um papel decisivo na escolha por uma empresa em prejuízo de outra. O líder precisa inspirar seu grupo, sendo capaz de fazer as pessoas se desenvolverem ao mesmo tempo, em que faz entregas, demonstrando sua capacidade de gerar resultados.
Para quem deseja ter o poder da escolha – em vez apenas torcer para ser escolhido – cabe buscar diferenciais. É preciso entender as tendências do mercado, buscando cruzar os interesses entre suas paixões, habilidades e as demandas das empresas. É importante fazer o que gosta, mas é determinante entregar o que o empregador espera.
Se tornar um profissional raro e desejado nunca foi tão simples. Ninguém mais precisa ficar limitado à formação acadêmica tradicional. Felizmente, hoje existe uma infinidade de cursos de qualificação que podem ser realizados de qualquer lugar e até de graça. Enxergar as oportunidades e se preparar para elas são o que faz a diferença, assim como processos de reciclagem constante.
Profissional adaptável:
Inteligência emocional e mercado de trabalho, Adaptação ao novo cenário das relações de trabalho.
Sites que oferecem cursos ‘online’ gratuitos com certificado.
A Fundação Estudar – da qual o portal, na prática, faz parte – disponibiliza ‘online’ e gratuitamente cursos que ajudam no desenvolvimento profissional de pessoas em todas as fases da carreira. Dentre eles, está o curso Decisão de Carreira, na Prática, disponibilizado gratuitamente por tempo limitado. Outro é o CC50, o curso de ciência da computação de Harvard, traduzido.
2- EDX
A Plataforma EDX disponibiliza cursos de diversas faculdades ao redor do mundo, dando oportunidade para estudantes conhecerem cursos de instituições do Japão, da África do Sul e de muitos outros países, do sofá de casa.
3 – FGV
A Fundação Getúlio Vargas oferece 60 cursos online gratuitos com certificado, em áreas como Administração Pública, Economia, Finanças, Educação, Humanidades, Negócios, entre outros.
4 – Coursera
Coursera oferece conteúdo para formação em diversas áreas do campo de tecnologia em parceria com mais de 190 empresas e universidades, como Google, IBM, Stanford e UPenn.
5 – Omie.Academy
Para ajudar empreendedores a se prepararem para um mercado cada vez mais digital em meio aos esforços de isolamento, a OMIE, plataforma de gestão para Pequenas e Médias Empresas, liberou o acesso a todo o conteúdo de Educação Empreendedora de sua plataforma educacional Omie.Academy. que conta com cursos de Programação Neurolinguística, Liderança e Gestão de Pessoas, Finanças Pessoais, Otimização de Redes e Business Process Outsourcing (BPO), entre outros (e oferece certificado).
6 – Rock University
A Rock University, da Rock Content, disponibiliza cursos gratuitos com certificados sobre marketing de conteúdo, Produção de conteúdo para Web, Inbound marketing, Outbound marketing e sobre a Plataforma WordPress.
7 – Unasus
Iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), a plataforma oferece formações gratuitas e online a estudantes e profissionais da área da saúde. Com foco no aprendizado prático, os cursos estão disponíveis em diferentes níveis, como de extensão, aperfeiçoamento, especialização, mestrado profissional, entre outros.
8 – AvaMec
A plataforma do MEC (Ministério da Educação) disponibiliza cursos gratuitos com certificados em disciplinas que compõem o ensino brasileiro (em seus mais diversos níveis). Há cursos de aperfeiçoamento, capacitação, especialização, extensão e de formação continuada.
O Linkedin tem atualmente uma trilha de aprendizado gratuita com tema Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade. Quando faz todos os 10 cursos que compõem a rota de aprendizagem, o aluno recebe um certificado. Além disso, com a Microsoft, disponibiliza 9 trilhas (totalizando 96 cursos) focadas em mercado de trabalho – capacitação e recolocação.
Também é importante cuidar da sua autoimagem. Além de ser valorizado pelas entregas que trouxe às empresas que trabalhou, o profissional construir sua reputação nas redes sociais, buscando holofotes para o seu perfil de forma estratégica e alinhada aos seus objetivos.
Outra tática relevante é fazer networking. Compartilhar experiências e estar ao lado de quem tem grandes feitos para contar é fundamental para o crescimento de qualquer profissional, seja qual for a sua área de atuação.
O que é Networking e para que serve?
Networking serve para nutrir as relações de trabalho, de parcerias e de negócios, é uma forma de expandir a rede de contatos para que, em algum momento, seja alcançado algum benefício.
Ao publicar atualizações em sites, blogs e redes sociais. Divulgando informação relevante. Criar conteúdo de valor para a rede.
Formas de fazer networking:
- Defina objetivos
Busque contatos que já passaram por sua vida
Resgate boas histórias
Misture online e offline
Vá a eventos variados
- Busque pontos em comum e não seja repetitivo
- Tente criar uma rede variada
siga empresas que te interessam
Participe de grupos de discussão
Diferencie amigos de colegas de profissão
Estabeleça uma frequência para os contatos
- vá direto ao assunto
- Esteja disposto a ajudar
- Seja verdadeiro.
Independentemente do que buscam as empresas ou os profissionais, é inegável admitir que as relações de trabalho mudaram completamente a sistemática dos processos seletivos. As relações evoluíram, assim como as pessoas e as organizações.
Fernando Poziomczyk é sócio da wide, consultoria butique de recrutamento e seleção.
Buscar a conciliação entre os interesses de cada um, assim como a construção de carreiras e resultados promissores é o desafio que todos esperam superar.
Sobre a wide:
Com mais de 30 anos somados de recrutamento especializado e mais 20 Mil entrevistas realizadas, o propósito da Wide, empresa de recrutamento e seleção de alta gerência, é construir legados, seja o das empresas contratantes, o dos candidatos e o seu próprio.
Fontes:Wide.works, InformaMidia, thinkwithgoogle